segunda-feira, 13 de junho de 2011

Relatório da Atividade Prática Pedagógica

Cursistas: Flavia, Marinês e Zélia

Nesta atividade colocamos em prática a aula planejada na atividade anterior.
A professora de ciências foi ao laboratório de informática com os alunos para dar a sua aula.
Encontramos a sala como havia sido combinado. Data show instalado, internet funcionando. Os alunos se organizaram de acordo com o que havíamos planejado, dois alunos em cada computador, a 2ª professora junto ao seu aluno.
A Professora Joseane conduziu a aula orientando a pesquisa num notbook ligado ao data show. As cursistas Marinês e Zélia acompanharam a aula, e em alguns momentos a professora de informática participou orientando na da parte tecnológica. A segunda professora, Cleonice esteve sintonizada o tempo todo com seu aluno e o computador
Não ocorreram problemas com os computadores que funcionaram normalmente, a internet também funcionou bem.
Em relação ao comportamento  pode-se dizer que os alunos estiveram bem concentrados e interessados o tempo todo, ouvindo e agindo de acordo com a professora Joseane.
Quanto ao conteúdo e ações da aula, a turma recebeu muito bem a proposta, pois o assunto chamou a atenção por se tratar de animais aquáticos visto que moramos longe do mar e as imagens impressionaram a todos.
Os alunos a princípio gostaram mesmo da ideia de irem na sala de informática pesquisarem apenas, entretanto quando as atividades foram encaminhadas a turma demonstrou mais interesse ainda.
No que diz respeito a outra formas de organização do grupo, podemos em outro momento trocar os componentes das equipes, pois a sala não possui muitos aparelhos.
Segundo relatos dos alunos eles gostariam de postar suas atividades e entrar em uma sala de bate papo para debaterem sobre o trabalho desenvolvido.
As atividades destas duas aulas proporcionaram muita satisfação ao vermos os alunos, analisando e escrevendo sobre os peixes, empolgados percebemos que indo até a sala e viajando pela internet a expectativa do assunto e a concentração é maior, mesmo com um pouco de conversa.
Podemos adaptar esta atividade para outras séries e também em outras disciplinas, podendo envolver assuntos sobre tipologias textuais, como texto científico os quais foram lidos durante a pesquisa, o poder de síntese dos alunos, as cores predominantes, formas, etc.
Com certeza outras aulas e outras séries serão contemplados com projetos de trabalho na internet.]
As aulas em questão despertaram curiosidade, entusiasmo, dúvidas, respostas, sugestões, produções, análises, discussões e um melhor aprendizado sobre o tema.
Além de tudo o que já foi dito, vale ver as fotos a seguir que nos dão uma visão ainda de como aconteceram as aulas de ciências com a turma da 6ª série 02 na sala de informática da EEB Profª Dilma Grimes Evaristo.


  



 Antes da chegada dos alunos

Iniciando a aula....


A professora Joseane orientando...




A 2ª professora




 

As cursistas Marinês e Zélia



Nenhum comentário:

Postar um comentário