terça-feira, 18 de outubro de 2011

COOPERAÇÃO (OU INTERAÇÃO) NA REDE

Essa unidade inicia falando que há pouco tempo atrás se quiséssemos fazer pesquisas tínhamos que recorrer a grandes e volumosas enciclopédias para conseguir acessar os assuntos que nos interessassem, dificultando e demorando mais para cumprir nossas tarefas. Isso reflete a importância da internet, ferramenta hoje utilizada por qualquer um de nós para pesquisar qualquer assunto do nosso interesse.
Como se tem dito constantemente, o advento da internet serviu e serve para facilitar a vida do homem em todos os aspectos, e como não poderia deixar de ser, contribuiu também para a evolução das escolas, tendo em vista que hoje a grande maioria das Entidades de Ensino já dispõe de computadores ligados à internet, tornando mais fácil e prazeroso o processo de ensino aprendizagem.
Outros assuntos abordados estão relacionados com a aprendizagem colaborativa, em sala de aula através de conteúdos disponíveis na internet. No decorrer da leitura questiona-se se “o computador vai substituir o professor”, já deixando claro que o computador veio para contribuir com o professor de forma a enriquecer suas aulas, pois as informações que seriam tarefas do professor encontram-se na rede de forma mais ampla e atraente, o que possibilita que os mesmos tenham um tempo maior para ver e rever suas atividades e ministrar de forma cooperativa aulas gratificantes para seus alunos e para si próprios, enriquecendo cada vez mais a informação e o conhecimento.
A palavra COOPERAÇÃO é utilizada o tempo todo, referindo-se em cooperação para criar conteúdo na rede digital, colocando como aspecto central o processo de produção e de distribuição do conteúdo digital.
Assim, cabe destacar que no decorrer do curso além de desempenharmos nosso papel de leitores nos tornamos também autores, a partir do momento que criamos nossos blogs e começamos a compartilhar nossas experiências, e quando publicamos no blog do grupo estamos realizando uma criação coletiva, atuando de forma cooperativa, como é sugerido desde o início desta unidade. Porém esta cooperação não deve limitar-se a nós, é aí que entram nossos alunos, que também podem participar. Cabe a nós professores nos empenhar cada vez mais em busca de conhecimento destas novas tecnologias para que possamos transmitir aos nossos alunos um conhecimento mais rico e transformarmos a sala de aula num ambiente COOPERATIVO, onde todos, além de mestres e aprendizes tornam-se criadores de um tempo novo para a Educação
Outro dos vários assuntos vistos foi o site da WIKIPÉDIA, que trata de uma grande enciclopédia virtual onde todo mundo pode participar, e contribuir de maneira a tornar o conteúdo ainda mais consistente. Lembrando que apesar de a mesma ser toda constituída de textos escritos, não impede q quem tiver interesse de entrar em diferentes endereços onde sons e imagens estão disponíveis.
Além do cooperativismo e da Wikipédia, entre outros, fomos orientados a postar vídeos nos nossos blogs, sejam eles criados por nós ou pertencentes ao youtube e outros.
Sem dúvida esta parte do curso nos trouxe uma boa gama de conhecimentos a respeito da internet, que servem não só para nos enriquecer profissionalmente como também poderá ser muito útil para novas criações no dia a dia com nossos alunos contribuindo para transformar a escola num mundo cada vez melhor.


terça-feira, 4 de outubro de 2011

O computador vai substituir o professor???

Diante de tantos avanços, e uma rede infinita de informações e conhecimentos ao alcance de todos, através da internet entre outras mídias e ferramentas do computador, surge a questão: O computador vai substituir o professor?
Isto a principio parece bastante difícil, pois a idéia que surge é de que as máquinas precisam ser conduzidas por alguém, porém não dá para esquecer que esse alguém tem que estar preparado para este propósito, ou seja, os professores que quiserem permanecer nesta profissão têm a obrigação de conhecer como funciona a internet e as ferramentas disponíveis nela, pois é desta forma que vai poder continuar, considerando que o conhecimento, a informação, o aprendizado pode ser, é e será, todo encontrado na rede e de forma muito mais agradável do que num quadro negro narrado por um professor que está bitolado àquele tipo de ensino aprendizagem. Então neste sentido o computador vai substituir o professor sim, pois sua carga de conhecimento é infinita, e não se limita à sala de aula tradicional, porém o professor não deverá ser descartado por completo, sempre haverá a necessidade de pessoas para conduzirem crianças aprendizes, contudo a carga será menor pois as tarefas mais importantes serão da máquina e o professor passará a dispor de um tempo maior para interagir com seus alunos, deixando de ser um transmissor de conhecimento, pois além de ensinar passará também a aprender, através da troca idéias tornando a sala de aula um ambiente cooperativo como sonharam alguns pensadores da educação. Desta forma o professor poderá enfim dedicar-se mais e melhor aos seus alunos, e todos sairão vencedores permitindo-se evoluir cada vez mais em todos os sentidos.

domingo, 2 de outubro de 2011

ELABORAÇÃO E EDIÇÃO DE TEXTOS

Nesta unidade o assunto principal girou em torno de textos. Foi explicado de forma minunciosa como elaborar e editar um texto no broffice writer.
Fomos orientados como entrar no editor de textos, escrever, usar tamanhos e tipos de letra diferentes, organizar conteúdo de forma justificada e títulos centralizados. A utilidade das diferentes teclas do teclado. Como salvar um arquivo, onde guarda-lo, onde e como encontrá-lo. Como fazer parágrafos e formatá-los.
Uma parte bem interessante foi descobrir como colar figuras nos nossos textos, bucando-as na internet ou no próprio compurador.
Foi explicado sobre os arquivos comprarando-os a arquivos manuais, onde se guardam pastas com indicação, com a diferença de que no computador é possível guardar uma quantidade muito maior de documentos e pastas do que no arquivo manual tradicional.
Esta unidade serviu para fortalecer os conheciementos sobre o editor de textos broffice writer, lembrando que existem outros similares, no entanto nem sempre é possível abrir arquivos digitados no writer em arquivos do word por exemplo, por isso, quanado se tiver interesse em abrir um trabalho (também foi ensinado a salvar trabalhos em unidades móveis, como pendrive), em qualquer computador convém salvar os arquivos em PDF ou RTF, que são extensões aceitas por qualquer sistema operacional.
Como já disse, e até relatei, esta unidade foi fundamental para fortalecer o conhecimento sobre o editor de textos do sistema operacional linux, que é o que utilizamos na escola.
O broffice writer tem praticamente as mesmas funções do word com adiferença de ser livre, ou seja, está ao alcance de todos, pois pode ser baixado gratuitamente pela internet e unstalado em qualquer computador, na contrapartida o word é um editor pago, não dá para baixar gratuitamente, é um tanto caro e por isso muitas cópias piratas circulm por aí... inclusive em alguns dos nossos computadores....

RELATÓRIO DO PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM

Assunto: Meio ambiente
Tema: Efeito Estufa
Problema: Intensificação do Efeito Estufa no Brasil
Local: EEB Profª Dilma Grimes Evaristo
Público alvo: 8ª série
Área de Ensino: Geografia

DESENVOLVIMENTO
O referido projeto será desenvolvido na semana de 03 a 07 de outubro na EEB Profª Dilma Grimes Evaristo com os alunos da 8ª série nas aulas de geografia.
A princípio será mostrado através do data show o que é e como ocorre o efeito estufa, as causas da intensificação, que é o excesso de gases emitidos na atmosfera. Falaremos sobre dióxido de carbono (CO2), e do metano (CH4), entre outros, de que forma são gerados estes gases e como eles contribuem para o intensificação do efeito estufa.
Além disso abordaremos a questão das queimadas no Brasil maior responsável pelo problema no Brasil.
Em seguida os alunos verão alguns vídeos do youtube com demonstrações sobre o tema e orientações para diminuir o problema.
Uma pesquisa no site do INPE sobre mudanças climáticas será solicitada aos alunos.
Serão utilizadas 3 aulas, e ao final os alunos deverão escrever no broffice writer um relatório sobre o que entenderam e o que podem e devem fazer para contribuír na amenização do problema.
Através deste relatório será feita a avaliação.

BLOGS: POR QUÊ? PARA QUÊ? COMO?

MEMORIAL


A unidade III do Curso de Inclusão Digital o tema abordado foram os blogs.
Nesta unidade aprendemos que são os blogs, para que servem e como funcionam.
Eu entendi que os blogs são sites livres que qualquer pessoa pode ter e onde pode relatar todas as atividades que interessar, como se fosse um diário.
Foi explicado como se cria o blog, através de navegadores da internet.
Pode-se criar blogs sobre qualquer assunto, e no nosso caso, sobre os conteúdos que vamos trabalhar com nossos alunos.
Podemos ser autores ou leitores, através do que produzimos podemos ensinar outras pessoas que terão acesso ao que pensamos, através do que lemos aumentamos nossa bagagem aprendendo com outras pessoas que gostam de compartilhar conhecimento.
Atarvés do blog podemos também inserir imagens, vídeos ou slides criados por nós mesmos, etc.
Ficou esclarecido que a linguagem do blog é informal, por isso é acessível a todos, mas nós professores temos que ter o cuidado de não esquecer de ensinar para os nossos alunos a linguagem formal, pois quando tiverem que escrever um artigo científico ou um relatório importante não poderão ser informais.
Enfim, os blogs são mais um tipo de mídia que circula na internet para aprimorar o nosso conheciemnto e desenvolver a nossa criatividade, para nós mesmos e também para os nossos alunos.