terça-feira, 18 de outubro de 2011

COOPERAÇÃO (OU INTERAÇÃO) NA REDE

Essa unidade inicia falando que há pouco tempo atrás se quiséssemos fazer pesquisas tínhamos que recorrer a grandes e volumosas enciclopédias para conseguir acessar os assuntos que nos interessassem, dificultando e demorando mais para cumprir nossas tarefas. Isso reflete a importância da internet, ferramenta hoje utilizada por qualquer um de nós para pesquisar qualquer assunto do nosso interesse.
Como se tem dito constantemente, o advento da internet serviu e serve para facilitar a vida do homem em todos os aspectos, e como não poderia deixar de ser, contribuiu também para a evolução das escolas, tendo em vista que hoje a grande maioria das Entidades de Ensino já dispõe de computadores ligados à internet, tornando mais fácil e prazeroso o processo de ensino aprendizagem.
Outros assuntos abordados estão relacionados com a aprendizagem colaborativa, em sala de aula através de conteúdos disponíveis na internet. No decorrer da leitura questiona-se se “o computador vai substituir o professor”, já deixando claro que o computador veio para contribuir com o professor de forma a enriquecer suas aulas, pois as informações que seriam tarefas do professor encontram-se na rede de forma mais ampla e atraente, o que possibilita que os mesmos tenham um tempo maior para ver e rever suas atividades e ministrar de forma cooperativa aulas gratificantes para seus alunos e para si próprios, enriquecendo cada vez mais a informação e o conhecimento.
A palavra COOPERAÇÃO é utilizada o tempo todo, referindo-se em cooperação para criar conteúdo na rede digital, colocando como aspecto central o processo de produção e de distribuição do conteúdo digital.
Assim, cabe destacar que no decorrer do curso além de desempenharmos nosso papel de leitores nos tornamos também autores, a partir do momento que criamos nossos blogs e começamos a compartilhar nossas experiências, e quando publicamos no blog do grupo estamos realizando uma criação coletiva, atuando de forma cooperativa, como é sugerido desde o início desta unidade. Porém esta cooperação não deve limitar-se a nós, é aí que entram nossos alunos, que também podem participar. Cabe a nós professores nos empenhar cada vez mais em busca de conhecimento destas novas tecnologias para que possamos transmitir aos nossos alunos um conhecimento mais rico e transformarmos a sala de aula num ambiente COOPERATIVO, onde todos, além de mestres e aprendizes tornam-se criadores de um tempo novo para a Educação
Outro dos vários assuntos vistos foi o site da WIKIPÉDIA, que trata de uma grande enciclopédia virtual onde todo mundo pode participar, e contribuir de maneira a tornar o conteúdo ainda mais consistente. Lembrando que apesar de a mesma ser toda constituída de textos escritos, não impede q quem tiver interesse de entrar em diferentes endereços onde sons e imagens estão disponíveis.
Além do cooperativismo e da Wikipédia, entre outros, fomos orientados a postar vídeos nos nossos blogs, sejam eles criados por nós ou pertencentes ao youtube e outros.
Sem dúvida esta parte do curso nos trouxe uma boa gama de conhecimentos a respeito da internet, que servem não só para nos enriquecer profissionalmente como também poderá ser muito útil para novas criações no dia a dia com nossos alunos contribuindo para transformar a escola num mundo cada vez melhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário