Na Unidade I do Curso de Inclusão digital iniciamos um pequeno contato com o computador, conhecemos algumas ferramentas e aprendemos algumas coisas importantes sobre ele.
Fizemos algumas leituras que nos deram dicas a respeito das Tecnologias na Escola e na Sociedade, mostrando a importância da união das duas em prol de uma sociedade melhor. Ficou bastante claro que o papel da escola para a educação tecnológica é fundamental pois é a escola que prepara os profissionais para a sociedade e hoje é praticamente impossível para a maior parte da população conseguir trabalhar sendo analfabeto digital.
Refletimos sobre a importância dos labortórios de informática nas escolas, para que servem, se são ou não utilizados pelos alunos e professores.
Ficamos sabendo que atualmente existem os programas livres que possibilitam a criação de sites educativos, através dos quais o conhecimento é disseminado, permitindo o acesso do para todos, diminuíndo a exclusão digital.
Aprendemos um pouco sobre os softwares, que são programas desenvolvidos para realizar diversas atividades.
Através dos vídeos que assistimos pudemos ver os componentes de um computador e entender como funciona cada peça.
Descobrimos que existe um site chamado youtube no qual podemos encontrar os mais diversos vídeos, e que além disso também podemos produzí-los.
Mas o ponto alto desta unidade foi entender o significado de projeto integrado de aprendizagem, tendo em vista que a partir deste início já deveremos pensar em um tema para desenvolver um projeto para ser aplicdo na escola e apresentado no final do curso. Já pudemos ter uma ideia do que deveremos fazer mais adiante.
Foi também abordada a questão de como fazer o curso atravéz da internet, onde foi mostrado como se entra na plataforma Proinfo, o que é necessário para acessar o curso, o uso de login e senha, como se envia trabalhos, o que é fórum: ferramentas de comunicação da rede Internet que permitem a discussão de um grupo de pessoas em torno de um tema. O debate acontece através do envio de mensagens por escrito. Estas ficam à disposição dos participantes para leitura e comentários, dando assim continuidade ao diálogo.Parte importante para nós cursistas pois através do fórum poderemos expor nossas idéias e discutir com nossos colegas, de forma a aprender juntos, cada novo passo dado neste curso.
Como não poderia deixar de ser num curso de informática, aprendemos a conhecer melhor o computador, descobrindo que a configuração geral de qualquer computador é formada por cinco componentes básicos: o processador, a memória, as unidades de armazenamento, os programas e os dispositivos de entrada e saída.
Descobrimos que existem diferentes sistemas operacionais e que os mais utilizados são o windows e Linux. O windows é o mais conhecido e mais utilizado por pessoas físicas ou jurídicas, já o linux, apesar de também ser bom é mais utilizado nos computadores dos programas do governo como o PROINFO, ou seja, o linux é a linguagem que prevalece na educação.
Para finalizar, nesta unidade, reconhecemos a grande importância das tecnologias em nossas vidas e começamos a compreender a necessidade de cada vez mais refletirmos e buscarmos alternativas para a inserção das TIC na nossa prática político-pedagógica. Tivemos nosso primeiro contato com o computador e fizemos diversas atividades que nos ajudaram a formar uma ideia do que é possível fazer com o computador.
Demos a largada para o mundo da informática! Já sabemos o que teremos que fazer no futuro e estamos prontos para enfrentar o desafio da inclusão digital.
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