O avanço tecnológico ocorrido nas últimas décadas a nível planetário nos remete a pensar nas diversas questões envolvidas nestes acontecimentos, como por exemplo, quem está tendo acesso a estas nova forma de vida? A internet está ao alcance de todos? O que mudou a partir deste crescente desenvolvimento?
Como ocorreu na Revolução Industrial no século XIX, muita coisa mudou a partir da atual Revolução Tecnológica, mudanças inimagináveis até uns quarenta anos atrás, quando mal se tinha acesso ao rádio e à televisão.
A evolução das tecnologias que foram inventando computadores cada vez mais compactos e velozes, a descoberta da intenet, celulares entre outros tornou a vida do ser humano muito mais fácil, além de aproximar o mundo criando-se o que se chama hoje de Aldeia Global.
A sociedade atual tem acesso a informações em tempo real, estudos à distância estão ao alcance da grande maioria da população, comprar pela internet abriu um leque maior de opções, estes são alguns exemplos das vantagens proporcionadas por tal evolução.
Mas, se para a sociedade em geral a tecnologia trouxe benefícios, o que pensar sobre o uso das tecnologias na escola?
Primeiramente convém lembrar que a escola forma cidadãos para a sociedade, então não dá para pensar hoje numa escola sem estas ferramentas, que até a década de 80 eram bastante discutidas se deviam ou não fazer parte do currículo escolar. Hoje está mais do que óbvia a necessidade e até obrigação eu diria, de as escolas aderirem a estas tecnologias, lembrando principalmente que o mercado de trabalho atual exige este conhecimento, pois as tecnologias estão em toda parte, um bom exemplo são os caminhões que hoje rodam pelas BRs do mundo, os motoriuastas que os guiam precisam saber usar as tecnologias neles existentes, além de outros inúmero exemplos que nem caberiam aqui.
Sabe-se que há alguns anos o Governo Federal está o colocando labortórios de informática em práticamente todas a escolas brasileiras, possibilitando o acesso à internet até para aquelas crianças que vivem em comunidades carentes contribuíndo para que os mesmos tenham a oportunidade de encontrar novos horizontes, a partir do conhecimento obtido na escola.
Diante disso entende-se que a escola e a sociedade precisam caminhar juntas pois ambas necessitam buscar conhecimento para investir nesta nova fase por onde caminha a humanidade, a atual Revolução tecnológica, que não forma só doutores, mas que habilita a grande massa a viver melhor, desde que tenham consciência disso, é claro .
Nenhum comentário:
Postar um comentário