quarta-feira, 9 de novembro de 2011

UNIDADE 6 - COOPERAÇÃO PRESSUPÕE DIÁLOGO

esta unidade aprendemos sobre os meios de comunicação existentes na internet, sabendo que podemos nos comunicar de forma síncrona ou assíncrona, ou seja, em tempo real, quando há sincronismo como por exemplo via telefone, e de forma assíncrona que pode ser citado o caso das cartas via correio, isso na comunicação fora d internet.
Dentro da internet entre os meios de comunicação disponíveis encontram-se, na forma síncrona: as salas de bate papo (chats) e o messenger, em ambos há interação em tempo real. Os chats são bastante utilizados nos cursos a distância, pois é através dele que os estudantes podem ter contato com os tutores e esclarecer dúvidas. O messenger é utilizado pela grande maioria das pessoas, através dele podemos conversar com pessoas em qualquer parte da terra, através da escrita ou mesmo ao vivo quando o computador dispõe de webcam, sem gastar telefone.
Nas comunicações assíncronas, que podem ficar depositadas em arquivos do computador para serem lidas a hora que for possível, encontram-se os e-mails, os fóruns e redes sociais como o orkut e o facebook, aliás nos dois últimos utilizam-se as duas formas de comunicação.
Atualmente os e-mails tem grande utilidade tanto na vida particular das pessoas quanto no trabalho das grandes coorporações, pois o mesmo facilita o envio de comunicados, cartas, ofícios, etc. No caso de pessoas o e-mail possibilita a troca de mensagens de diversas formas entre várias pessoas.
Sem dúvida estes meios de comunicação incorporados à internet servem para aprimorar nosso conhecimento e tornar-nos mais próximos uns dos outros, reencontrando pessoas que estão longe e que não se tinha notícias, além de facilitar a comunicação também com os que estão perto, e o que é melhor, sem custos adicionais.
Quanto mais se aprende a respeito das tecnologias mais se descobrem coisas importantes para nossa vida pessoal e profissional, e o mais incrível é a velocidade com que tudo isso ocorre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário