Projetos na prática
Temos consciência de que o uso de tecnologias de informação e comunicação que surgiram separadas, depois convergiram e passaram a compor um único dispositivo modificam profundamente o modo como desenvolvemos atividades. Vale lembrarmos que já discutimos as mudanças que a internet está provocando em nossa vida, nas compras, no sistema bancário, entre outras. Neste curso, olhamos para a escola, as tecnologias, os projetos e o currículo, etc.
O projeto na escola
Ao desenvolver projetos em sala de aula, apresenta-se a necessidade de se criar uma nova cultura educacional. Nessa perspectiva, a utilização das tecnologias e mídias potencializa a construção de redes de conhecimento e comunicação, bem como o desenvolvimento de projetos voltados para compreensão e para a resolução de problemas da realidade. O uso das tecnologias e mídias no desenvolvimento de projetos favorece, efetivamente, uma nova visão educacional ao:
- Considerar a escola como um espaço privilegiado de interação social, integrada a outros espaços de produção do conhecimento;
- Promover a colaboração e o diálogo entre alunos, professores, gestores e comunidade;
- Construir pontes entre conhecimentos, valores, crenças, usos e costumes;
- Desenvolver ações em prol da transformação individual e social; e identificar o currículo construído na ação, por meio da análise dos registros digitais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário