quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O que é Currículo?

Currículo escolar é o conjunto de matérias a serem ministradas em determinado curso ou grau de ensino, abrangendo o de plano de estudos e o de programa de ensino, num sentido geral engloba as atividades a serem desenvolvidas dentro da escola
No currículo devem ser considerados aspectos individuais e do grupo que não podem ser exercidos sem o planejamento feito de acordo com cada realidade. Para isso deve existir um Plano de Ação determinada.
Enquanto projeto, o currículo é um guia para os encarregados de seu desenvolvimento, um instrumento útil para orientar a prática pedagógica, uma ajuda para o professor.
De acordo com César Coll: Não se trata de algo pronto e acabado, mas de algo a ser construído permanentemente no dia-a-dia da escola, com a participação ativa de todos os interessados na atividade educacional, particularmente daqueles que atuam diretamente no estabelecimento escolar, como educadores e educandos, mas também dos membros dacomunidade em que se situa a escola.
O Curriculo deve ter vínculos coerentes entre as intenções e as práticas possibilitando um melhor desenvolvimento dos alunos, pois abrange além de matérias e conteúdos de conhecimento uma organização e sequencia adequadas, os métodos que permitem um melhor desenvolvimnto dos envolvidos e o processo de avaliação,incluindo questões como o que, como e quando avaliar.
O currículo é um guia, um instrumento útil para orientar a prática pedagógica, uma ajuda para o professor. Para que cumpra tais funções, o currículo deve levar em conta as reais condições nas quais vai se concretizar: as condições do professor, as condições dos alunos, as condições doambiente escolar, as condições da comunidade, as características dos materiais didáticosdisponíveis, etc., exigida pelas características regionais elocais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela".
Além dos aspectos já citados, não podemos esquecer da evolução constante em relação às tecnologias, então é preciso adequar o que já está estabelecido com as tecnologias existentes na atualidade em todas as disciplinas ministradas, bem como projetos que possam ser desenvolvidos por professores e alunos, avaliação, entre outros, propiciando desta forma, uma melhor qualidade no ensino-aprendizagem, onde todos tendem a ganhar, evoluíndo e adquirindo muito mais conhecimento.
O Projeto desenvolvido pelo grupo que envolve educação no trânsito e vem de encontro com a realidade que os alunos vivem, está adequado ao curriculo seguido pela Instituição Escolar onde as ações serão desenvolvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário